Investigação para Cinema

4 ECTS / Semestral / Inglês, Português

Esta unidade curricular pretende preparar os alunos para consulta, análise crítica e produção de investigação em cinema. No fundo, o objetivo é introduzir os alunos ao campo dos estudos fílmicos, preparando-os para metodologias e ferramentas elementares de investigação em cinema, quer como produtores quer como recetores de conhecimento. Nesse sentido, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

a) Conhecer, distinguir e compreender os vários campos epistemológicos que integram os estudos fílmicos;

b) Analisar filmes, autores, filmografias ou afinidades fílmicas através de diferentes metodologias científicas;

c) Produzir conhecimento científico através da capacidade de leitura e análise crítica de diferentes filmes, autores, filmografias ou afinidades fílmicas.

Faculty

Professor Auxiliar Convidado
Publicações relevantes Natálio, C. (2023). Dossier Pedagógico Jaime de António Pedro Vasconcelos. Plano Nacional…