Esta UC tem como objetivo cimeiro fazer a articulação entre o enquadramento teórico e histórico da New Media Art e a programação computacional enquanto uma ferramenta e metodologia de trabalho flexível. Este entrosamento de Arte e Tecnologia alberga de forma harmoniosa o discurso artístico contemporâneo, numa articulação simbiótica entre as práticas da arte contemporânea e os instrumentos herdados das ciências exatas. Começa-se por uma arqueologia da arte medial, reconhecendo os fios que tecem a criação artística atual, quer nas suas tematizações, quer nas suas expressões, quer ainda nas suas aplicações que nem sempre têm fins artísticos. A programação é apresentada de forma reversa, contornando num momento inicial os seus mecanismos internos e a sua dimensão alfanumérica, focando primeiramente nos resultados audiovisuais e iniciando uma desconstrução lógica desses eventos até às suas componentes mais básicas.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Reconhecer diacrónica e sincronicamente a New Media Art.
b) Demonstrar conhecimentos teóricos, estéticos e práticos sobre a New Media Art
c) Desenvolver pensamento crítico sobre New Media Art
d) Compreender e dominar a programação como ferramenta e metodologia de produção artística.
e) Estabelecer uma prática harmoniosa com a programação de forma a que esta venha a integrar o leque individual de ferramentas de esboço, simulação, prototipagem e pré-produção no processo criativo do discente.
f) Dominar a transcrição de problemas e desafios plásticos, cinéticos, visuais ou sonoros em componentes elementares, passíveis de serem descritos e re-sintetizados através da programação computacional, compreendendo, nesse processos, as limitações e possibilidades materiais inerentes ao meio em questão.
g) Abordar a programação enquanto um conjunto de estratégias de exposição, organização e resolução de problemas que não se extingue no domínio computacional.
h) Compreender e verificar a pertinência da programação enquanto elemento charneiro da cultura contemporânea, e especificamente da produção artística.