Objetivos gerais desta UC prendem-se à aprendizagem das competências de planeamento e realizaçãoda fase de pré-produção de cinema, jogos, ou cinema de animação. Passam pela utilização do Desenho como ferramenta principal de reflexão e conceção do material necessário para iniciar a produção de um projeto numa das áreas enunciadas.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Utilizar corretamente a linguagem gráfica de pré-produção para cinema, jogos, ou cinema de animação;
b) Entender as fases de pré-produção, e aplicá-las ao argumento escolhido;
c) Pesquisar e coligir referências visuais relevantes para o projeto;
d) Adquirir as ferramentas gráficas necessárias para completar a conceção e planeamento de cinema, jogos, ou cinema de animação;
e) Visualizar e registar os planos que constituem o projeto, através da criação de um storyboarddetalhado;
f) Conceber erealizar o tratamento visual do projeto, por via da criação do concept art;
g) Conceber personagens, através da análise de exemplos pré-existentes (Jogos e Cinema de Animação);
h) Criar alternativas de estilo (comédia, terror, drama, etc.) através de representações específicas de cada género em storyboard (Cinema).
i) Redigir um Dossier de produção que descreva de forma clara o projeto.