Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um conhecimento amplo, profundo e crítico sobre a criação artística da segunda metade do século XIX até à primeira metade do século XX, momento determinante da rutura com os modelos dominantes da arte.
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
a) Compreender a transição, na história das artes visuais, para a arte moderna, e a respetiva contextualização sociopolítica.
b) Identificar os principais movimentos históricos do final do século XIX até à primeira metade do século XX.
c) Dominar os conceitos de modernismo, modernidade e vanguarda.
d) Dominar, concetualmente, os seguintes movimentos: realismo, impressionismo, cubismo, expressionismo, futurismo, construtivismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo abstrato.
e) Identificar algumas características formais e estéticas das práticas artísticas produzidas neste período;
f) Estabelecer uma relação informada entre cronologia, geografia e estilos;
g) Desenvolver um raciocínio histórico e visual sobre as artes visuais deste período.