Maria Miguel Pratas

Bio

Licenciatura em Som e Imagem

Maria Miguel Pratas (Porto, 2002) orienta a sua prática artística a partir do formato da instalação, da performance e de métodos alternativos analógicos. Enquanto estudante da licenciatura de Som e Imagem, em extensa colaboração com Miguel Ribeiro, procurou explorar a isurgência de elementos cénico-escultóricos congénitos à maleabilidade sonora. Com especial interesse pela especulação de arenas imagéticas assentes no ritual e na transigência sequencial entre signos, símbolos e glifos, encontra a recontextualização através de processos descritivos assimétricos, mantendo a dimensão material em equilíbrio entre o encontrado, produzido e imaginando. Frequenta atualmente o MFA Art Praxis do Dutch Art Institute.

Projeto Final
LOW INTERSECTION OF BENIGN MACHINES
Instalação + Performance


A instalação sonora e performance materializa-se através de uma série de objetos
cerâmicos, acompanhados por um sistema áudio-sónico de auscultação. Os 7 elementos - reminiscentes de um domínio quasi-natural, pousados sobre um manto branco - são ativamente escutados, processados e amplificados num universo acústico de ecos e reverberações. LOW INTERSECTION OF BENIGN MACHINES foi ativada enquanto performance e patente como instalação sonora no Serralves em Festa, Porto, e no MUCHO FLOW / CIAJG, Guimarães.

maria miguel


Ficha Técnica
7 Peças Cerâmicas / Cetim / Poliuretano / 7 Monitores Genelec 6010A / Microfones de Contacto / Interface Áudio / Mac Mini
2,5m x 2m x 0,6m (aprox.)