Inês Leal é artista, investigadora e designer.
A sua prática artística e de investigação tem um carácter ensaístico e experimental resultando na produção de instalações, séries de trabalhos em vídeo, fotografia ou outros suportes técnicos analógicos, onde recorre regularmente à apropriação e estudo de arquivos fotográficos. No mestrado em Cinema, desenvolveu uma investigação que se debruça sobre comunidades trabalhadoras em regiões mineiras e a sua relação com a imagem em movimento.
Produz e expõe regularmente trabalho artístico em contexto expositivo desde 2021, tendo exibido coletivamente o seu trabalho na Culturgest Porto, Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), gnration e Galeria Municipal do Porto.

Impressões do Movimento e Outros Actos Bárbaros / O mineiro como trabalhador do Cinema
A investigação teórico-prática reflete sobre a relação entre a atividade mineira e os mecanismos de produção, reprodução e distribuição das imagens fotográficas e cinematográficas através da figura do trabalhador-mineiro.
A investigação conduzida tem como base a investigação pré-desenvolvida no Couto Mineiro do Pejão situado na Bacia Carbonífera do Douro no Norte de Portugal.
A investigação culminou no desenvolvimento de uma exposição com o título Impressões do Movimento e Outros Actos Bárbaros.