Gonçalo Pimenta, jovem artista português, nascido no Porto em 1999.
Iniciou o seu percurso na fotografia, começando com uma linguagem do quotidiano, baseando se na captura de memorias e momentos.
Desde 2016, focou-se em fotografia digital e em 2018 fotografia analógica.
Em 2020, iniciou a Licenciatura em Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes.

Arco
– instalação e impressão sobre pano e edição impressa
Arco é uma instalação sobre vestígios pós-industriais, revelando a temporalidade do espaço operacional em ruína.
Trata-se de um projeto artístico que culmina numa instalação – impressão de grandes dimensões sobre pano semi-opaco, que se apresenta suspenso no espaço expositivo, como forma de reativação do lugar.
Da instalação consta ainda uma edição impressa e limitada que inclui a série de fotografias captadas e processadas analogicamente, em formato 35mm e 120mm. As imagens foram registadas entre Março e Abril de 2023, período durante o qual se efetuaram várias visitas ao antigo complexo industrial da Fábrica Arco Têxteis, em Santo Tirso.
A cada visita, a perceção e relação do autor com o espaço ia sendo alterada, permitindo uma maior atenção e absorção das transformações ou subtis ocorrências do seu estado de ruína. Procurando figuras quase escultóricas, espaços reclamados pela natureza, e vestígios de uma arquitetura ditada pela outrora operacionalidade, resta apenas a remanescência das suas formas – atmosfera que se transpõe neste projeto.