Francisco Pedro Oliveira

Mestrado em Som e Imagem

Bio

Francisco Pedro Oliveira (1997, Santa Maria da Feira) é artista multidisciplinar, com um trabalho que se desenvolve entre o folclore e a exploração sonora. Atraído por diferentes linguagens, explora nos seus trabalhos noções sincretistas de espiritualidade através de diversas disciplinas, articulando som, escultura, pintura, fotografia e instalação. Em 2025, exibiu "Forma Primeira", a sua primeira exposição individual na Galeria Municipal do Porto. Em 2018 editou pela sua cofundada Edições Fauve, "On the Act Of Reminding", o seu primeiro disco. Integra projetos como Amuleto Apotropaico com António Feiteira, as Edições Fera Felina com Diana Lucena, e a plataforma curatorial Branda com Carlos Milhazes.

f_p_o

O vazio entre as coisas transforma-se na nossa infinitude, um intervalo estranho que precisamos de ocupar. Apropriamo-nos dos objectos com o ímpeto primário de os habitar, circunscrever e cravar neles os nossos desejos e sonhos; riscamos numa porta de casa de banho pública, num caderno que nos dita o tempo de uma chamada telefónica interminável, no enunciado de um exame na incerteza de se sabemos. Talvez todos estes actos contemplem o primeiro desenho infundado da nossa pequena história, com certeza o impulso de ser terá sido o mesmo.

Ao longo do tempo, fazemos questão de colocar limites a tudo à nossa volta, “cada coisa com a sua forma” revela-se um sussurro equidistante emitido outrora e que ainda estará porvir. Porém, não o acreditamos completamente, tudo se transforma à imagem de cada pensamento e percepcionamos tanto numa só inconsciência.

Qual a origem de todos os pensamentos e da sua matéria? Uma luz intensa ressoa o nosso âmago e ofusca-nos da verdade.

Estabeleço uma relação com todo o tempo com o meu amuleto e guardo-o para me proteger de algo que está para acontecer ou não...como o risco na parede, será que ainda está lá, será que o hábito?

É feito – só depois se significa.

 

 

Creditação das fotografias da exposição:
Dinis Santos / Galeria Municipal do Porto

Creditação do retrato:
Renato Cruz / Galeria Municipal do Porto