Cheila Silva

Mestrado em Gestão das Indústrias Criativas

Bio

Cheila Paloma Marques Saraiva da Silva (Águeda, 2001) está atualmente a frequentar o Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto.
Licenciou-se em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com minors em Comunicação e Cultura, Artes e Culturas comparadas, e Artes do Espetáculo.
Interessa-se pela produção cultural, curadoria e pelas múltiplas formas de arte, com especial carinho pelo cinema.
Estagiou na d’Orfeu AC, associação com a qual mantém uma ligação afetiva e associativa. Mantém no seu dia a dia práticas criativas como o desenho e a pintura.

cheilas

Educação artística e inclusão social: um estudo de caso da associação cultural d’Orfeu
– estágio

O relatório de estágio descreve a experiência desenvolvida ao longo de 24 semanas na Associação Cultural d’Orfeu (em Águeda), no âmbito do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas.
O estágio envolveu tarefas nas áreas de apoio à gestão, marketing e organização, com especial destaque para a captação de patrocínios, gestão de inventário e criação de conteúdos. Paralelamente, o relatório propõe uma reflexão crítica sobre o papel da educação artística como ferramenta de inclusão social, tendo como estudo de caso a atuação da d’Orfeu — nomeadamente através da Escola de Palco e do Projeto OCA.
A investigação pretende compreender modelos de atuação cultural que promovam a coesão social e o desenvolvimento comunitário, contribuindo para a valorização de práticas criativas como motores de transformação social.