Ana Luísa Rito nasceu no Porto em 1990. Licenciou-se em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto, Escola das Artes em 2018. Em 2013 começa a realizar trabalhos de ilustração freelance . Obtém o certificado de CCP em 2019, e realiza no mesmo ano estágio profissional no estúdio Bap no qual participou na curta de animação ”O Homem das pernas altas” de Victor Hugo, como assistente de animação.
Em 2020 ilustra o livro infantil “ Inês descobre o Instagram” para o Centro de Estudo Caderno Mágico. Inicia a atividade de Formadora em 2020, no qual lecionou as disciplinas
de Desenho básico, Design de Personagens 2D e Animação Tradicional, no Centro de Formação Profissional de Vila Nova de Gaia. Atualmente continua a lecionar no Centro de Formação nos cursos de Animação 2D e 3D.
Desde cedo que desenha, sempre teve um grande fascínio pela área, tendo mais tarde explorando novas ferramentas tecnológicas e conceitos diversificados, identificou-se dentro da Animação 2D e Ilustração.

A presente dissertação, tem como objetivo centrar-se na temática da evolução da representação de animais na animação da Europa Central e Ocidental, nomeadamente da Raposa. Um carnívoro selvagem que se tornou urbano, é de uma forma corrente representado com certos estereótipos, de ser matreiro ou transgressor e diversas vezes retratado como um antagonista.
Pretendem-se rever estes estereótipos, analisar a evolução da representação do animal mencionado, em filmes e séries de animação criados no período entre 1982 e 2022.
Irá proceder-se a uma tentativa de medição do grau de atribuição de características e emoções humanas a este animal (através da visualização das obras analisando desde os exemplos antropomorfos bípedes até a representação mais realista da raposa), criando uma reflexão sobre o uso do antropomorfismo na animação, e os benefícios ou perigos que pode trazer.
A construção da identidade deste ser, tanto visual como narrativo, será um dos maiores focos da investigação. A análise incluirá personagens desde exemplos antropomórficos, estilizados e realistas, criados com recurso à animação tradicional e digital 2D
Como suporte da análise desta evolução, será produzida uma animação digital 2D em loop, a qual irá simular estilos de design de personagens de raposas, comuns do período em análise (dos anos 80 a 2022).