Amanhã, dia 4 de dezembro de 2024, realiza-se na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a tomada de posse da Direção da Escola das Artes
O Prof. Doutor Nuno Crespo foi reconduzido pelo Magno Chanceler e pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa para mais um mandato como diretor da Escola das Artes (EA) pelo triénio de 2024-2027. O Prof. Doutor Pedro Alves assumirá o cargo de Vice-diretor e a Prof.ª Doutora Joana Teixeira o de Vogal da Direção. A entrada em funções verifica-se a partir de 4 de dezembro.
A cerimónia decorre às 16:00, no Auditório Carvalho Guerra, e será presidida pela Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Prof.ª Doutora Isabel Capeloa Gil.
Nesta cerimónia, será, também, empossada a Diretora da Faculdade de Medicina Dentária, Prof.ª Doutora Marlene Maria Tourais de Barros, e respetiva equipa de direção.
Nuno Crespo
Licenciado e doutorado em filosofia pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Professor Associado com Agregação da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto).
Projetos de investigação
- Arte, crítica e política
- Haus Wittgenstein. Arte, arquitectura e filosofia (com o museu MAAT)
- Pedro Costa: contexto, influências e contágios.
Publicações relevantes
- Arte. Crítica. Política (organização e edição), Lisboa: Tinta-da-China, 2016, ISBN 978-671-329-4
- “Ser pontual num encontro que só pode falhar. Notas sobre a contemporaneidade do artista.”, in Hussak, Pedroorg. e edição, Poiésis, Arte contemporânea: anacronismo e pós-conceitualismo, Brasil, Florianopolis: Editora Universidade Federal Fluminense, 2016, pp. 21-38, ISSN 1517-5677 (versão impressa) e ISSN 2177-8566 (versão digital) https://www.poiesis.uff.br/p27/p27-6-dossie-1-nuno-crespo.pdf
- “Images Physiology”, in Corral, Maria, ed. João Louro: Poems and Problems, Berlin: Hajte Cantz, 2015, pp.150-175, ISBN 978-3-7757-4017-3
- Julião Sarmento: olhar animal, Porto: Cooperativa Árvore, 2014, ISBN 978-972-9089-54-1
- Wittgenstein e a estética, Lisboa: Assírio & Alvim, 2011, ISBN 978-972-37-1528-6
- Textos Públicos: Arte Portuguesa Contemporânea 2003-2023, Lisboa: Edições Sistema Solar, Col. Documenta, 2023. ISBN 978-989-568-121-1
- Corpo Impossível, Lisboa: Assírio & Alvim, 2007, ISBN 972-37-1110-9
- Bárbara Assis Pacheco, Porto e Lisboa: Mimésis, 2005, ISBN 978-972-8873-07-7
Áreas de interesse científico
- Filosofia, estética e teoria da arte;
- crítica e curadoria de arte;
- cinema e artes visuais.
Pedro Alves
Doutorado em Comunicação Audiovisual pela Faculdade de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid (2015), é Professor Auxiliar e Coordenador da Licenciatura em Cinema da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). É também Vice-Diretor e Investigador Integrado do CITAR (UCP), onde coordena a área-foco de Cinema e Artes Visuais. É membro da Associação Científica ICONO14 (Espanha) e da Screenwriting Research Network. Foi formador do Plano Nacional de Cinema entre 2015 e 2021. Tem várias publicações e participações em eventos e projetos científicos, nacionais e internacionais, sobre temas como cinema, argumento, narrativa, educação e criatividade. É o coordenador do projeto digital de literacia fílmica “Insert”, financiado pela FCT (2022-2023). Foi um dos coordenadores dos livros “Aprender del cine: narrativa y didáctica” (2014), “Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas” (2017) e “Fusões no cinema: educação, didática e tecnologia” (2018). Desde 2017 colabora com a UNESCO como consultor externo em atividades e projetos da Rede de Cidades Criativas. Trabalhou em cinema nas áreas de Produção e Argumento, tendo também participado em projetos na área do teatro e da música. Desde 2021 é membro da Direção do Teatro Experimental do Porto.
Joana Teixeira
Doutorada em Conservação e Restauro do Património Pictórico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia (2009), onde iniciou o seu percurso na investigação da conservação de arte contemporânea, através da exploração teórica dos limites e do papel do artista na intervenção de conservação e restauro. É Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Cultural. É investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), com especial interesse na conservação de arte contemporânea, centrado na relação entre a reflexão teórica e crítica, as práticas de atuação e os processos de documentação, do qual resultam várias participações em congressos e publicações científicas. Colabora com diversos artistas e instituições, entre elas, o Museu de Serralves e o Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto, na conservação e restauro das suas obras.