Foi anunciado o program do Festival de Cinema de Locarno e dois filmes ligados à Escola das Artes foram selecionados: o novo filme de Salomé Lamas (artista visitante da EA em 2021-22) e um filme com mistura de som do professor José Vasco Carvalho, desenvolvida nos estúdios da Escola das Artes.
A Távola de Rocha (2021, 93') foi produzido pela Bando à Parte (a produtora do alumnus da EA Rodrigo Areias). A mistura de som é do professor José Vasco Carvalho e foi desenvolvida nos estúdios da Escola das Artes.
O filme realizado por Samuel Barbosa, que foi assistente de realização de Paulo Rocha, propõe um reencontro espácio - temporal de todo o trabalho de fundo que existe nos filmes de Paulo Rocha. É uma pesquisa a partir das pessoas, personagens, lugares, décors, artes e artistas que, em forma de testemunho, propõem uma reflexão sobre a interacção de Paulo Rocha com eles.
Por outro lado, Hotel Royal, a mais recente curta-metragem de Salomé Lamas (artista visitante da EA em 2021-22), foi selecionada para a Competição Corti d’Autore da 74ª edição do Locarno Film Festival que decorrerá, presencialmente, entre 4 e 14 de agosto.
A obra, co-produzida por O Som e a Fúria e a Curtas Metragens CRL, tem em Locarno a sua estreia mundial e apresenta como protagonista a Camareira temporária de um grande hotel à beira mar, que incapaz de se relacionar, vive através de uma rígida metodologia de análise sobre o exterior e um quotidiano ritualizado, até que o incontrolável vem perturbar esta dinâmica.
Salomé Lamas também expôs na Sala de Exposições da Escola das Artes em 2018.
Cursos nesta área