Realiza-se no próximo dia 4 de outubro, às 11h30, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a prova de doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes de Nádia Margarida Trindade Moura.
A dissertação, intitulada “A influência do gesto na performance musical do saxofone e na perceção do público: uma análise multimodal”, foi orientada pela Professora Dr.ª Sofia Serra e pelo Professor Dr. João Paulo Vilas- Boas.
A investigação explora os processos gestuais inerentes à performance de saxofone com o objetivo de compreender como estes podem ser usados conscientemente para melhorar o desempenho performativo, através de uma abordagem multimodal e multiperspetivada.
Juri
Presidente:
Prof. Isabel Capeloa Gil , Magnífica Reitora da Universidade Católica Portuguesa (ou Representante designado pela Reitoria da UCP)
Vogais:
Jane Davidson, University of Melbourne, Professor of Creative Arts (Faculty of Fine Arts & Music)
Filipa Sousa, Professora Auxiliar da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
José Alberto Sousa Gomes, Professor Auxiliar da Escola Das Artes da Universidade Católica Portuguesa
Sofia Serra , investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD) da Universidade de Aveiro
Resumo
O movimento corporal desempenha um papel fundamental na performance musical. Os gestos dos músicos não se relacionam apenas com manipulação instrumental ou proficiência técnica, mas também com aspetos expressivos e comunicativos, essenciais para construir interpretações musicais significativas. Apesar do estudo motor dos instrumentistas constituir uma área em expansão, o seu escopo permanece limitado, particularmente em certos instrumentos. São necessárias bases científicas mais robustas para integrar eficazmente estes princípios na pedagogia instrumental.
Enquadrada no paradigma da “embodied music cognition”, esta tese explorou os processos gestuais inerentes à performance de saxofone com o objetivo de compreender como estes podem ser usados conscientemente para melhorar o desempenho performativo. Através de uma abordagem multimodal e multiperspetivada, conduzimos uma série de estudos quantitativos e qualitativos, com base em dados motores, vídeo e áudio, assim como conteúdo de entrevistas a músicos e questionários ao público. A componente empírica desta tese compreende três blocos: análise do gesto performativo, perceção dos performers e perceção do público. “Análise do Gesto Performativo” apresenta quatro estudos: os dois primeiros integram análises observacionais de movimento, realizadas para delimitar os gestos recorrentes entre saxofonistas; o terceiro e o quarto estudos apresentam análises cinemáticas da flexão de joelho e do balanço postural, relacionando-os com o repertório interpretado. “Perceção dos Performers” apresenta um estudo de entrevistas desenhado para explorar as perspetivas, experiências e hábitos dos músicos. “Perceção do Público” introduz dois estudos: o primeiro comparou o movimento expressivo ao estático e avaliou a eficiência de quatro avatares na comunicação de expressividade; o segundo investigou a influência da quantidade e qualidade do gesto na avaliação de performances musicais com valência negativa e positiva.
Esta investigação apresenta novos resultados sobre o papel do gesto na performance de saxofone, relacionando-os com a literatura existente, e amplia o conhecimento acerca dos processos cognitivos e motores envolvidos na experiência musical.
PALAVRAS-CHAVE: Gesto Expressivo, Movimento Corporal, Músicos Profissionais, Comportamento Motor, Captura de Movimento, Integração Multissensorial