A Escola das Artes e o CITAR desenvolvem, este ano, um programa de parceria com o DocLisboa – Festival Internacional de Cinema, atribuindo o Prémio Arché e organizando uma mesa-redonda conjunta sobre programação de cinema.
Como já acontece desde 2020, a EA apoia o Prémio Arché, contribuindo para projectos em desenvolvimento com o valor de 2.500€.
Os residentes do Arché irão apresentar os seus filmes, caracterizados por abordagens distintas, para uma troca de experiências com profissionais da indústria e do cinema. Os projectos selecionados podem ser consultados na página do festival.
O Arché é um espaço de desenvolvimento e pensamento criativo, que pretende colocar à disposição ferramentas e momentos de reflexão e formação para a criação de novos projetos cinematográficos, bem como oferecer um espaço de encontro entre agentes profissionais internacionais, num ambiente de grande partilha. Acolhe 12 projetos de filme oriundos de países ibero-americanos e Itália e consiste num programa de 5 dias que inclui oficinas de desenvolvimento de projeto com tutores/as, sessões de apresentação de projetos e encontros individuais com profissionais da indústria, entre outras atividades. Em 2024, as atividades do Arché decorrem entre 20 e 24 de Outubro. Por estes dias, os participantes irão participar em workshops de desenvolvimento de projectos com os tutores Helena Girón (realizadora e professora, Espanha), Samuel Delgado (realizador e professor, Espanha) e Tiago Hespanha (realizador e produtor, Portugal).
Apoiando também a componente de pensamento sobre cinema, a Escola das Artes e o CITAR coorganizam, com o DocLisboa, a mesa-redonda “Programação e curadoria: perspectivas do cinema de não ficção”. Este painel acontece no dia 25 de outubro, às 15h00, na Culturgest – Fórum Debates e será moderado pelo Diretor do CITAR, Daniel Ribas.
Esta mesa examina as dinâmicas envolvidas na programação e curadoria de cinema de não ficção independente. Iremos focar-nos nas abordagens adotadas para selecionar e exibir filmes independentes e em como essas práticas afetam a visibilidade e a distribuição dessas obras. Apresentada por Doclisboa, Seminário el Público del Futuro e Universidade Católica Portuguesa através do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e da Escola das Artes.
Oradores: Cecilia Barrionuevo (ECAM), Isabel Rojas (FICUNAM), Jean-Pierre Rehm (crítico e teórico), Rada Šešić (crítica e curadora), Richard Peña (Universidade de Columbia) Moderação: Daniel Ribas (Universidade Católica Portuguesa).
Ainda em parceria com o DocLisboa, a Escola das Artes apresenta uma masterclass com Richard Peña, no Auditório Ilídio Pinho, no dia 28 de outubro pelas 18h30 (+info).