Nos dias 14, 21 e 28 de outubro, às 18h00, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) promove o Ciclo “Sem Fronteiras”, apresentado por Cândido Lima, uma figura fulcral da contemporaneidade sonora de todo um século no nosso país.
Cândido Lima foi ideólogo de três séries de programas televisivos que realizou para a RTP – “Sons e Mitos” (1978), “Fronteiras da Música” (1982) e “No Ventre da Música” (1983). Partindo agora dessas emblemáticas criações, Cândido Lima apresenta assuntos de múltiplas circunstâncias, que servirão de mote para conversas entre diversos intervenientes criadores, procurando uma música “sem fronteiras”.
Diogo Tudela, professor da Escola das artes, é um dos convidados que integra este ciclo de diálogos musicais, com sessão marcada para dia 28 de outubro. Entre os convidados, encontram-se Inês Malheiro (dia 14) e Gustavo Costa (dia 21).
Cada sessão contará com uma apresentação do músico convidado, seguida de uma conversa, com uma abordagem a temas musicais ao estilo dos programas televisivos de Cândido Lima, e um momento de escuta de obras do compositor.
A Fonoteca Municipal do Porto (FMP) é o espaço que reúne a coleção de discos de vinil da cidade, disponível para escuta livre e gratuita. No total, são cerca de 35 mil discos prontos a serem ouvidos num local expressamente criado para a apreciação musical, com vários pontos de escuta. As estantes da FMP reúnem música nacional e internacional, poesia e até discursos políticos, desde 1950 até à atualidade, numa enorme mostra da produção discográfica em Portugal.