A Academia anunciou na terça-feira, dia 17 de dezembro, a lista de 15 títulos a integrar a shortlist de pré-selecionados para a Melhor Curta-Metragem de Animação. O filme de animação "Percebes", de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, está entre os finalistas.
Produzido pela cooperativa BAP Animation, Percebes é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida deste crustáceo no contexto da apanha no Algarve, com as duas realizadoras a abordarem ainda questões sobre a relação dos habitantes locais com o mar, sobre turismo e sobre o desordenamento da costa portuguesa.
Alexandra Ramires é professora da Escola das Artes e integra o corpo de professores da especialização em Animação, do Mestrado em Som e Imagem.
As nomeações finais vão ser reveladas a 17 de janeiro de 2025 e a 97ª cerimónia de entrega dos Óscares decorre em Los Angeles a 2 de março.
PERCEBES
Portugal, França, 2024, ANI, DOC, 11'30'"
Realização: Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves
Produção: David Doutel, Vasco Sá, BAP – ANIMATION STUDIOS
Edwina Liard, Nidia Santiago, IKKI FILMS
Argumento: Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves, Regina Guimarães
Música: Nicolas Tricot
Som: Bernardo Bento
Animação: Inês Teixeira, Joana Teixeira, Leonor Pacheco, Laura Equi, Carolina Bonzinho
Sinopse: Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.