Harun Farocki, War at Distance, 2003
No nosso destaque semanal a um artigo da última edição do JSTA, volume editado por Cristina Sá, André Baltazar e Rui Torres que reúne os seis melhores papers apresentados na 21ª Conferência Internacional Consciousness Reframed, apresentamos hoje Digital Image as a Semiotic Agent, de Camila Mangueira, Fabrício Fava e Miguel Carvalhais, investigadores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
O artigo propõe caracterizar as imagens enquanto agentes culturais que desenvolvem novos hábitos e promovem mediações entre múltiplos sujeitos, humanos ou não humanos, no contexto da revolução computacional e algorítmica, em que a imagem digital eleva mais do que nunca o status das representações à esfera de processos e operações. Deste modo, questiona-se a possibilidade de as imagens serem agentes semióticos, o que implicará que estas se afirmem não apenas como meros resultados ou instrumentos, mas como participantes integrados dos processos.
O artigo pode ser consultado AQUI.