A Escola das Artes inaugurou, no passado dia 17 de janeiro, a exposição All Them Swines, do artista João Maria Gusmão, com curadoria de Nuno Crespo.
All them Swines vem no seguimento de Animal Farm, exposição apresentada, pela primeira vez, no espaço 99 Canal em Nova Iorque, a 2 de fevereiro, seguida de uma segunda iteração no final de maio, na ZDB, com a curadoria de Marco Bene.
Inspirada numa versão de desenhos animados da obra do escritor George Orwell que se debruça sobre a autoridade porcina no seio do reino humano, a exposição apresenta loops de projeções sobrepostas de filmes de animação acompanhadas pelos vários sons dos filmes e das projeções.
Na Sala de Exposições da Escola das Artes encontramos “Bitter Orange” a única imagem estática desta exposição, acompanhada de “Bedrooms”, um filme de 16mm.
A exposição integra, também, as projeções verticais de filme de 16mm, “Rooster at dawn”, “Solar farm” e “Sunflower at dusk”, de 2023.
Destaca-se, ainda, a obra “All them Swines”, de 2024, filme de 16mm, remontagem do filme de animação Animal Farm de 1954, realizado por Joy Batchelor e John Halas, baseado na ficção de George Orwell.
Entre metáforas da obra escrita inspirada em Orwell e as da sua própria obra, João Maria Gusmão traz-nos algumas questões sobre política e propaganda.
João Maria Gusmão, nasceu em 1979, em Lisboa.
Nos últimos vinte anos desenvolveu um conjunto enigmático e complexo de práticas que vão do cinema experimental à fotografia, abrangendo outras media como escultura e desenho, estendendo-se à literatura. O seu trabalho tenta estimular uma consciência remota no observador, tanto em termos de discurso como de imagem.
All Them Swines estará em exposição até dia 14 de março, na Sala de Exposições da EA, de segunda a sexta-feira das 14:00-19:00.