Fotos de Andrzej Jastrzębiowski
A investigadora integrada no CITAR Ana Galán tem em curso, de 12 de outubro a 3 de novembro de 2020, uma estadia de investigação nos Departamentos de Coleções e Preservação do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau.
Ana Galán é gestora de coleções na empresa Musealia, sendo responsável de conservação da coleção que integra a exposição itinerante “Auschwitz. Not Long Ago. Not Far Away”, já galardoada com um Prémio de Património Europeu / Europa Nostra 2020.
Enquanto investigadora integrada no CITAR desde 2019, tem em desenvolvimento um pós-doutoramento que procura definir parâmetros de significância e indicadores de risco no património trágico, bem como estratégias de conservação preventiva de património desta natureza quando exposto, sofrendo o ciclo de uma exposição temporária: manuseio, armazenamento, transporte e instalação.
Mais concretamente, os objetivos deste período de investigação no Museu de Auschwitz-Birkenau prendem-se com aprofundar o conhecimento das coleções do Holocausto, conhecer os parâmetros para construir o significado de cada elemento do acervo do Museu, conhecer os critérios de conservação do património trágico e acompanhar o processo de conservação-restauro de um conjunto de peças do acervo do museu para efeitos de investigação.
Para conhecer mais sobre o trabalho e publicações desta investigadora, bem como para obter um conjunto de referências bibliográficas sobre património trágico, consultar o seguinte link: https://preservingmemorycollections.org/