Os últimos dias ficaram marcados por distinções atribuídas a filmes com forte ligação à Escola das Artes. Entre o Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho e o PÖFF Shorts, três obras destacaram-se pelo reconhecimento do público, da crítica e dos júris.
A curta-metragem “Porque Hoje é Sábado”, realizada por Alice Eça Guimarães, alumna de Som e Imagem da EA, cuja mistura de som foi realizada na EA pelo professor José Vasco Carvalho, foi um dos grandes destaques da edição deste ano do Cinanima, recebendo o Prémio do Público e a distinção de Melhor Argumento. O filme recebeu ainda, no mesmo dia, o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação no Festival PÖFF Shorts, em Tallinn, na Estónia. Esta distinção qualifica automaticamente o filme para a corrida aos Óscares.
Por outro lado, o filme “Cão Sozinho”, realizado por Marta Reis Andrade, vence o Grande Prémio Cinanima. A mistura de som foi realizada na Escola das Artes, pelo Coordenador do Mestrado em SI José Vasco Carvalho, e a equipa técnica contou com vários antigos alunos envolvidos em diferentes fases da produção, com edição de som a cargo de Bernardo Bento, professor de Sound Design da EA . Esta distinção garante ao filme o acesso à pré-seleção para os Óscares na categoria de animação.
Ainda no durante o Festival Cinanima, destacamos a obra de Carina Pierro Corso, antiga aluna do Mestrado em Animação da EA, “Wildflower” foi distinguido como Melhor Curta Nacional, recebendo o Prémio António Gaio. O júri descreveu a obra como uma “meditação experimental e harmoniosa sobre as decisões que tomamos ao longo das nossas vidas fazendo-nos refletir sobre o que realmente devemos levar connosco”.Mais informações sobre estes prémios nas páginas oficiais dos festivais.