Exposição CAXIFORNIA: “Entre o documental e a visão poética de um autor que conhece muito bem o seu território”

Quarta-feira, August 30, 2023 - 11:45

“CAXIFORNIA” é a primeira exposição individual de Renato Cruz Santos, um olhar de alguém que nasceu e cresceu a ver o seu território - as Caxinas - a entrar em mutação. Uma exposição cheia de cores garridas de lápis aguçado, deste sítio fronteiriço. A exposição está patente até 4 de outubro, na sala de exposições da Escola das Artes.

Carlos Lobo, docente da Escola das Artes e fotógrafo, é o curador desta exposição. Através de uma curta entrevista com o curador, ficaremos a perceber que não faltam motivos para se visitar esta exposição.

 

Em que consiste a exposição?

A exposição resulta de um desafio da Escola das Artes ao fotógrafo Renato Cruz Santos para revisitar em formato de galeria o seu trabalho fotográfico no território das Caxinas.

 

Qual é a ponte que existe entre a exposição e a atualidade?

As imagens são um misto entre o presente e um passado recente, sendo que as Caxinas é uma espécie de território preso entre duas cidades (Póvoa de Varzim e Vila do Conde), mas com uma identidade bastante própria. Este território, sendo uma zona junto ao mar, tem nos últimos anos sofrido da especulação imobiliária desgovernada e todas as transformações urbanísticas que derivam desse mesmo crescimento abrupto, dando origem a novas edificações que ocupavam territórios e casas previamente usados pelos locais. É, sem dúvida, um território ao mesmo tempo descaracterizado e fascinante.  

 

Qual é o elemento da exposição que mais lhe agrada?

Aprecio imenso a liberdade do Renato Cruz Santos de conseguir navegar em diferentes registos que vão dos retratos, às naturezas-mortas e às paisagens. É um trabalho no limiar entre o documental e a visão poética de um autor que conhece muito bem o seu território.

 

Porque é que temos mesmo de visitar a exposição?

Trata-se da primeira exposição individual desta escala de um jovem fotógrafo, mas com um percurso já bastante vasto e reconhecido. É uma excelente oportunidade de ver umas belíssimas imagens numa escala que transforma radicalmente o seu sentido estético e que nunca resultaria de modo igual num ecrã de um telemóvel ou computador.

 

“CAXIFORNIA”, de Renato Cruz Santos, com curadoria de Carlos Lobo, pode ser visitada até 4 de outubro, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00, com entrada livre.

 

Últimas Notícias

Próximos Eventos

07
Mar
08:30
14
Mar
18:30