Em vésperas da inauguração do MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto, terá lugar no dia 4 de junho, pelas 18h30, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto, a 1ª sessão das Conferências MMIPO, enquadradas no trabalho de “Aprofundamento do Programa Museológico” desenvolvido pelo CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da UCP - Porto,para o Museu da Misericórdia do Porto.
Este ciclo de conferências pretende assinalar a abertura do MMIPO e aproximar o público a este novo equipamento cultural da cidade, situado em pleno centro histórico do Porto. O MMIPO acolhe um valioso património artístico e cultural reunido ao longo de mais de cinco séculos. O MMIPO celebra também a identidade e a memória desta instituição de vocação social e humanitária, fundada em 1499, cuja história se confunde com a da cidade do Porto a partir da época moderna. As conferências pretendem desvendar as histórias que estão por trás do valioso espólio do MMIPO e que em breve estará acessível a todos.
Com moderação do Jornalista Germano Silva, cabe ao Prof. Doutor José Ferrão Afonso, docente e investigador da Escola das Artes, inaugurar este ciclo de 4 conferências, com a palestra intitulada “Arquitetura: A Igreja Privativa da Misericórdia e a Rua das Flores”, no dia 4 de junho, pelas 18h30.
As restantes conferências contam com a participação do Prof. Doutor José Manuel Tedim, no dia 18 de junho, do Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Diretor do CITAR, da Escola das Artes, no dia 2 de julho, com a palestra intitulada “Ourivesaria – Tesouros da Misericórdia do Porto”, e com a Prof. Doutora Laura Castro, Diretora da Escola das Artes, no dia 16 de julho, com o tema “A Museologia e o Museu da Misericórdia do Porto”.
Mais informações aqui