A convite do Pavilhão de Portugal, a Católica leva uma programação de dois dias para a Expo 2025 - 18 e 19 de junho - que une arte, ciência e reflexão ambiental num dos maiores eventos internacionais do ano. Os principais destaques são "Poetry as an Echological Survival", exposição produzida pela Escola das Artes da UCP, com colaboração do CITAR, e o seminário “The Sea as Potential and Representation: Unlocking the Power of the Oceans”, organizado pela Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Universidade de Sophia (Tóquio, Japão).
“Poetry as an Echological Survival” é uma exposição-metodologia do artista e investigador Nuno da Luz. Propõe uma abordagem eco-sensível ao nosso entorno, focando nos seus elementos atmosféricos e ambientais e traduzindo-os numa série de ondas e vibrações à escala humana. Ao prestar especial atenção à interação entre fenómenos meteorológicos, geológicos e geográficos, re-situa a experiência do mundo no corpo de cada visitante – uma caixa de ressonância empática para uma miríade de comprimentos de onda.
Para o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka Kansai, a iluminação é modulada em tempo real pela altura das marés em Osaka Bay, e dois gongos suspensos vibram de acordo com os dados de turbulência das ondas, acompanhados de registos recolhidos na praia de Yamada, Naraha, Fukushima. Recolhidas por Nuno da Luz em 2018 durante uma viagem de pesquisa de campo, estas gravações, juntamente com imagens panorâmicas da área - filmadas pela cineasta brasileira Ana Vaz - são aqui apresentadas pela primeira vez.
Consultar caderno da exposição.
Em articulação com a exposição, irá realizar-se no dia 18 de junho, às 14h00, no Pavilhão de Portugal, o seminário “The Sea as Potential and Representation: Unlocking the Power of the Oceans”, organizado pela Universidade Católica Portuguesa, em colaboração com a Universidade de Sophia (Tóquio, Japão), que propõe um olhar abrangente sobre os oceanos como fonte de sustentabilidade, inovação e inspiração cultural, no qual académicos e especialistas participarão num diálogo interdisciplinar, abordando o mar como fonte de potencial económico, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, enquanto examinam o impacto social das representações culturais, artísticas e simbólicas.
Assistir online ao seminário aqui.