Apichatpong Weerasethakul, Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (2010)
Escola das Artes em direto #3 · Sonhos, Memória e Trauma
18 MAR · 17H
Nesta sessão, Daniel Ribas e Maria Coutinho discutem as formas estéticas e políticas da exploração de sonhos e da memória, e das suas íntimas relações traumáticas, a partir da filmografia de Apichatpong Weerasethakul, e com derivações para a história da arte e para o cinema contemporâneo.
Referências
- Ghost in the Machine: Apichatpong Weerasethakul’s Letter to Cinema: https://cinema-scope.com/spotlight/spotlight-ghost-in-the-machine-apicha...
- Boehler, N. (2014). Haunted Time, Still Photography and Cinema as Memory: The Dream Sequence in Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives. Journal of Modern Literature in Chinese, 12(1), 4.
- Elsaesser, T. (2009). World Cinema: Realism, Evidence, Presence. In L. Nagib & C. Mello (Eds.), Realism and the audiovisual media (pp. 3–19). London: Palgrave Macmillan.
- Barrett, D. (Ed.) (2001). Trauma and Dreams. Harvard University Press.
- Rosenthal, T. G. (2003) Paula Rego. Obra gráfica completa. Cavalo de Ferro / JL / Visão. Vol. 1, 2 e 3.
- Foster, H., Krauss, R., Bois, Y-A., Buchloh, B., Joselit, D. (Ed. 2012). Art Since 1900. Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Thames & Hudson.
- Didi-Huberman, Georges. Réveiller Les Rêves À L’existence: https://www.canal-u.tv/video/institut_national_de_l_histoire_de_l_art/reveiller_les_reves_a_l_existence.47657