Foi no passado dia 16 de janeiro que foram anunciados os nomeados da edição deste ano dos Prémios Sophia Estudante, uma iniciativa organizada pela Academia Portuguesa de Cinema (APC).
A 10ª edição do Sophia Estudante realiza-se de 22 a 25 de fevereiro de 2024, em Albufeira, e conta com cinco filmes da Escola das Artes, nomeados em quatro das seis categorias do concurso: Melhor Cartaz, Experimental, Ficção e Mestrado e Doutoramento.
“Memórias em Movimento” de Gabriel Andrade, com design de Pedro Silva, foi nomeado para melhor cartaz. “Oxímora Vida…” de Fernando Sá Machado foi selecionado na competição de Melhor Curta-Metragem Experimental. Os filmes “Caixa Aberta”, de Guilherme Afonso, e “Kintsugi”, de Martim da Cunha, foram nomeados para Melhor Curta-Metragem de Ficção. O filme “Litoral”, de Francisco Dias, foi nomeado para Melhor Curta-Metragem Mestrado e Doutoramento.
A indicação dos nomeados pode ser consultada aqui.
Mais informações sobre os filmes nomeados:
“MEMÓRIAS EM MOVIMENTO” de Gabriel Andrade
Nomeado: PEDRO SILVA, autor do cartaz
Sinopse: No dia 1 de Abril de 2022, o meu avô faleceu, e eu perdi-me. Acho que o meu trajeto mudou quando, poucos dias após a morte dele, alguém me ofereceu uma pequena câmara de VHS. “Memórias em Movimento” é uma jornada visual que leva o espectador a refletir sobre a presença momentânea na terra e coloca questões sobre a natureza de uma memória. Nesta jornada, descobrimos que as memórias são mais do que fotografias estáticas nas nossas mentes. Elas estão vivas e em constante movimento, transformando-se à medida que evoluímos como indivíduos. Influenciam-nos e fazem-nos seguir em frente.
“OXÍMORA VIDA…"
Fernando Sá Machado
Sinopse: O vagabundo Rascal embarca numa jornada psicó9ca e contraditória para sair da bolha de ego em que a sua auto-aversão e isolamento o inseriram. Após a sua metamorfose, a sua alma-gémea, Paloma, fá-lo aperceber-se de que a vida é tão complicada como simples - e que só lhe resta viver.
“CAIXA ABERTA"
Guilherme Afonso
Sinopse: Um realizador, uma actriz e uma equipa viajam à boleia de amigos e desconhecidos, pelo norte de Portugal, com o intuito de criar um filme. O itinerário é um conjunto de locais tão aleatórios quanto o filme que se quer fazer. Ainda não há filme. A ideia desenvolve-se à medida que as expectativas se alteram e os diálogos se constroem, naturalmente, em cada local.
“KINTSUGI"
Martim da Cunha
Sinopse: Seguimos dois irmãos (David e Henrique) numa viagem de carro após o funeral de sua mãe. Durante a viagem os dois revivem momentos de infância, abrem-se sobre as Suas vidas e discutem num momento marcante.
“LITORAL”
Francisco Dias
Sinopse: Numa noite de inverno, o mar volta a ameaçar a torre de apartamentos onde moram duas vizinhas. No dia seguinte, os filhos vêm pressioná-las a deixarem tudo para trás.