Entrega dos Diplomas aos licenciados em 2022/23: Católica no Porto celebra o percurso dos mais de 550 novos diplomados

Quinta-feira, Novembro 16, 2023 - 17:56
Diplomas licenciaturas

“A Católica proporcionou-me momentos que vou guardar para toda a minha vida”: uma das muitas partilhas de alguns dos mais de 550 estudantes que receberam o diploma de conclusão de licenciatura 22/23 pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto. A felicidade, a realização e o espírito de missão cumprida encheram o Auditório Ilídio Pinho durante a Cerimónia de Bênção e Entrega de Diplomas, um momento especialmente marcante para as centenas de recém licenciados, familiares e docentes.

“Dou-vos os parabéns. Chegaram muito bem ao vosso porto”, começou por dizer Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP. “Faço votos para que continuem a avançar e, assim, a criar novos mundos”, acrescentou. A reitora da UCP recordou, também, algumas das mensagens deixadas pela Papa Francisco aquando da sua visita à UCP, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023, e desafiou os novos diplomados para a responsabilidade e para a coragem: “A responsabilidade implica a coragem de transformar e significa estar presente onde a mudança está a acontecer.”

A cerimónia, que decorreu a 8 de novembro e que começou com o tradicional hino académico, ficou marcada por discursos e mensagens inspiradoras e pela presença dos diretores e docentes de todas as faculdades: Católica Porto Business SchoolEscola das ArtesEscola Superior de BiotecnologiaFaculdade de Direito da Escola do PortoFaculdade de Educação e PsicologiaFaculdade de TeologiaFaculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto.

Também Dom Manuel Linda, bispo da Diocese do Porto, felicitou todos os diplomados, afirmando “Participo da vossa alegria e faço confiança para que cada um de vocês seja parte ativa da transformação do mundo”. Para Dom Manuel Linda, o diploma tem “uma dimensão fortemente social, porque vos coloca ao serviço da humanidade.”

Durante a cerimónia decorreu o momento de entrega de prémios de mérito das faculdades e de instituições parceiras: os Prémios Caixa Geral de Depósitos (Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia, Instituto de Ciências da Saúde – Porto, Escola do Porto da Faculdade de Direito e Faculdade de Teologia), a Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas, o Prémio Fundação Amélia de Mello, o Prémio S. Francisco de Assis e o Prémio Comendador Arménio Miranda. Foi, também, entregue o Prémio de Mérito Francisco Carvalho Guerra e o Prémio de Mérito da Escola Superior de Biotecnologia.

A Bolsa D. Júlio Tavares Rebimbas foi atribuida à aluna Carolina Rodrigues Ferreira, pelo mérito de trabalho que se propõe desenvolver na Irmandade dos Clérigos no âmbito do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, que teve início no ano letivo de 22/23.

Rumo a novas paragens, os mais de 550 licenciados no ano letivo de 22/23 não esconderam a vontade e o entusiasmo de prosseguir caminho e de abraçar outros desafios. Têm a certeza de que “o diploma não é só o diploma”, diziam, mas “é o culminar de uma etapa onde a Universidade Católica no Porto foi uma casa para nós”. Os estudantes que finalizaram a sua licenciatura na Universidade Católica no Porto tornaram-se agora alumni da Universidade.

Últimas Notícias