Em junho a Summer School toma conta do Porto com eventos gratuitos diários

Terça-feira, Junho 11, 2024 - 10:11

O mês de junho marca o arranque de uma nova edição da Porto Summer School on Art & Cinema que antecipa sonoridades, estéticas e conversas singulares. As atividades oferecidas à comunidade cultural do Porto, ocupam não só os espaços da Escola das Artes, mas também em espaços da cidade. Entre os dias 17 e 21 de junho, antecipa-se uma programação pública diversificada, arrojada e inteiramente gratuita.

Não Foi Cabral: Revendo Silêncios e Omissões é o tema desta edição, que pretende refletir sobre o descolonialismo, acolhendo pela primeira vez em Portugal a exposição “Enciclopédia Negra”, um dos grandes destaques deste ano.

A programação começa pela música, no dia 17 de junho, com um showcase do artista português Dino D’Santiago, uma das mais importantes e premiadas vozes da atualidade, que irá realizar uma performance pela primeira vez na Escola das Artes, acompanhado por estudantes. O momento acontece às 19h00, no Auditório Ilídio Pinho (Blackbox).

No dia seguinte, a 18 de junho, o Pátio das Artes acolhe um ecrã exclusivo para a transmissão do jogo do Euro 2024 (Portugal x República Checa), convidando todos os portugueses e entusiastas pelo futebol para se juntarem e demonstrarem o seu apoio à equipa portuguesa, em boa companhia e com petiscos à mistura.

O programa inclui também uma sessão de cinema, no dia 19 de junho, às 21h15, no Batalha Centro de Cinema, onde será exibido "Sankofa e seus Espelhos". A sessão de curtas-metragens é seguida de uma conversa com a realizadora Keila Sankofa e Ellen Lima.

No dia seguinte, a 20 de junho, às 19h00, inauguramos Enciclopédia Negra, na Escola das Artes, uma exposição curada por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, que será pela primeira vez mostrada fora do Brasil. A Enciclopédia Negra relembra a memória silenciada de milhões de pessoas negras que construíram a história do Brasil. A exposição dá rosto a essas pessoas que foram escravizadas e não foram retratadas ao longo da história.

Logo de seguida, a artista brasileira MC Carol, cuja música inspirou o título da Summer School, sobe ao palco da Escola das Artes para um concerto, intitulado por “Roda de Fala”, com Farofa, agitador cultural e Dj, e DJ Dorly.

No último dia, a 21 de junho, a antropóloga Lilia Schwarcz conversa com o artista visual Jaime Lauriano sobre “Escravidão e reparação: nosso passado do presente”, às 19h00, Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes.

Os eventos são de entrada gratuita.

Como chegar até à Escola das Artes?

Sugerimos que se usem os seguintes transportes públicos: Linha 200 - Bolhão - Castelo do Queijo | Linha 203 - Marquês - Castelo do Queijo | Linha 204 - H. S. João – Foz | Linha 207 - Campanhã - Foz (Mercado).