EA promove programa conjunto com Porto Post Doc

Segunda-feira, Novembro 6, 2023 - 18:09

A Escola das Artes é parceira, mais uma vez, do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, promovendo nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro um programa conjunto com o festival, que inclui três masterclasses.

PROGRAMA: 

21 de novembro, 16h00, Auditório Ilídio Pinho
Masterclass com María Elorza
 

masterclasses 1

Nesta aula, María Elorza irá partilhar os seus métodos e estratégias de trabalho, com especial enfoque na passagem do formato curto para a longa-metragem, a partir do seu próprio percurso.

A aula será dada em castelhano.


22 de novembro, 18h30, Auditório Ilídio Pinho
Masterclass com Leo Goldsmith

masterclasses 2

Nesta aula aberta, o crítico norte-americano habituado a escrever em publicações internacionais como 4Columns, Film Comment, e-flux e The Brooklyn Rail irá abordar o documentário enquanto ficção especulativa/ficção científica, ou seja, como o documentário pode narrar o futuro. Em particular, o crítico abordará a obra de Peter Watkins e os seus filmes “pro-encenados” (Punishment Park, The War Game) e como estes usam técnicas documentais para antecipar cenários futuros. Paralelamente, Leo Goldsmith analisará também exemplos contemporâneos como Riotsville USA, The Rehearsal e Mato Seco em Chamas.

A aula será dada em inglês.
 


 

23 de novembro, 18h30, EA230
Masterclass com Éric Baudelaire

masterclasses 3

Nesta aula, Éric Baudelaire irá desenvolver o seu conceito de “faire avec”, isto é, irá explicitar de que forma o seu cinema reflete um entendimento colaborativo da criação artística e, em particular, abordará a natureza da sua parceria com a diretora de fotografia Claire Mathon e a montadora Claire Atherton.

A aula será dada em inglês.
 

A entrada nos eventos é gratuita.

Próximos Eventos

28
Maio
18:30
04
Jun
14:30