Cristina Sá participa em ciclo de conversas em Serralves

Quinta-feira, Abril 11, 2024 - 15:41

Cristina Sá, Coordenadora da Licenciatura em Som e Imagem da Escola das Artes, é uma das oradoras que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”.

“Arte e Responsabilidade Social” é o título de mais uma sessão que integra este ciclo, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa, no Porto. O evento realiza-se a 14 de abril, às 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

O acesso é gratuito, sujeito a inscrição prévia aqui.

Sinopse:

Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas (little a / little c, mini c) cuja finalidade não é a criação de obra artística. Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação. Apresentar-se-ão exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão propostas (em fase de investigação) de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.