Cinco produções da EA selecionadas para o Curtas Vila do Conde 2024

Quinta-feira, Junho 27, 2024 - 14:16

Já é conhecida a programação completa da 32.ª edição Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema, que integra cinco filmes da EA. Entre os dias 12 e 21 de julho, o Teatro Municipal de Vila do Conde dá palco à obra de autores consagrados e de talentos emergentes do cinema mundial.

Curtas 24 - Thumb Notícia

O filme Cantos da Metamorfose ou Aquela vez em que eu encarnei como Boto, da alumna Ainá Xisto, produzido no contexto do Mestrado em Cinema, integra a Competição Experimental. Esta é uma das mais importantes secções competitivas do género, a nível nacional e internacional, tendo já contado com a presença de cineastas como Deborah Stratman, Ben Rivers, Charlotte Pryce, Sky Hopinca, Mryam Tafakory, Kamal Aljafari, Carla Andrade e Morgan Quaintance, este último em destaque na edição de 2024 e com uma exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática.

Gardunha, de Ana Vilela da Costa, produzido no contexto do Curso de Formação Avançada Escola das Artes / Fundação Gulbenkian, e Nunca estive tão perto, da alumna Francisca Dores, produzido no contexto do Mestrado em Cinema, serão exibidos na Competição Take One!, dedicada exclusivamente a filmes de escola, promovendo perspetivas contemporâneas da nova geração de cineastas portugueses.

Os filmes Pedra Seca, de Luísa Mello e Maria Henriqueta Esteve Aqui, de Nuno Pimentel, produzidos no contexto do Curso de Formação Avançada Escola das Artes / Fundação Gulbenkian estarão presentes nas Industry Screenings, reservadas a profissionais.

Também a longa-metragem Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante, professor na Licenciatura em Cinema e no Mestrado em Cinema da EA, será exibida numa sessão especial no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A par dos filmes de professores e alunos da EA, que têm vindo a integrar a sua programação e a receber distinções, o Festival conta, mais uma vez, com a parceria da EA que apoia o Prémio da Competição Nacional, com valor de 1500€.

Mais informações na página do festival.

Ainá Xisto - Seleção

Cantos Da Metamorfose ou Aquela Vez Em Que Eu Encarnei Como Boto
Ainá Xisto · Documentário experimental, 11 minutos.

Sinopse
A vida é metamorfose, saltando de ser em ser como uma nova forma de dizer eu. Em 16mm, Ainá Xisto imprime um registo abissal guiado por uma relação mais-que-humana através de paisagens oníricas, uma realidade mágica habitada por personagens reais, abrindo-se para o diálogo.

Gardunha
Ana Vilela da Costa · Ficção, 11 minutos.

Sinopse
Uma mulher em fuga procura refúgio numa zona rural no interior de Portugal, conhecida pelos seus fenómenos sobrenaturais. M. uma artista de música eletrónica, está em fuga. Procura refúgio numa zona rural após um evento traumático que nunca chegamos a conhecer. O contraste entre M. e o ambiente que a circunda é evidente. M é uma pessoa profundamente urbana num ambiente profundamente rural. O filme mostra-nos cerca de 48 horas na vida de M. À medida que se vai embrenhando naquela realidade, vê-se confrontada com uma realidade inesperada, fenómenos que a sua mente racional não consegue compreender, encontros imediatos, sons sorumbáticos e inexplicáveis. A fuga inicial dá origem a uma viagem transcendental onde a sua visão do mundo é posta em causa, culminando num encontro com outros mundos.

Nunca estive tão perto
Francisca Dores · Documentário/Experimental, 17 minutos

Numa periferia rural em transformação, as máquinas agrícolas devastam os campos e os lugares são assombrados por uma eterna penumbra. Das chamas, renascem os sinos que invocam a presença da comunidade.