Apresentação da revista Umbigo #89 / #90 e do Jornal Umbigo online #3

Terça-feira, October 15, 2024 - 16:38

No dia 24 de outubro, às 18:00, a Escola das Artes recebe a apresentação da revista Umbigo #89 Apocalipse e #90 Práticas Celebrativas e do Jornal Umbigo online #3. A sessão, a decorrer no Auditório Ilídio Pinho, contará com os seguintes oradores: Nuno Crespo, Elsa Garcia & António Néu, Carla Filipe, Hugo Almeida Pinho, Sara Castelo Branco, Álvaro Domingues, Joana Duarte e Duarte Belo.

Após a apresentação, às 19:00, inaugura na Sala de Exposições da Escola das Artes a exposição Dança do Labirinto, de Ricardo Jacinto, seguida de um concerto/performance do artista. A entrada é livre.

A Umbigo #89 destaca o tema Apocalipse e propõe uma reflexão sobre ficções, fetiches arrebatadores de destruição e ruínas que abundam no ideário mediático e social.  A capa e o Art Project são de autoria de Hugo Almeida Pinho & Sara Castelo Branco.

A edição #90 é dedicada aos temas Práticas Celebrativas, explorando dança, clubes, raves, performance, ancestralidade e celebração. A edição especial centra-se na Escola de Porto Santo, em colaboração com o Porta 33, conectando arte, pedagogia, ecologia, comunidade e arquitetura. Uma das capas é da autoria de Carla Filipe.

O Jornal Umbigo Online #3 integra um artigo na secção zoom sobre “A Enciclopédia do Negro”, dedicado com a exposição Enciclopédia Negra que esteve patente na Escola das Artes até ao passado dia 4 de outubro.

A Umbigo é uma revista de arte, cultura, moda e lifestyle editada em suporte de papel com periocidade trimestral e online com atualização diária. Nascida em junho 2002, surgiu da necessidade de colmatar um espaço em Portugal devido à insistência de revistas relacionadas com arte e cultura. Tem passado por diversas transformações, alargando a sua temática e tornando-se mais abrangente.