No âmbito da sua missão educativa, a Escola das Artes desenvolve um conjunto de programas e iniciativas integradas no seu Serviço Educativo para a formação do ensino básico e secundário, em cooperação com os agrupamentos de escolas, que propõem novas formas de participação cultural, numa perspetiva de aprendizagem informal e de partilha de curiosidades e conhecimentos afetos às temáticas das artes.
Uma das mais recentes atividades, intitulada "A maldição do figurativo: comparar, contar e narrar", levou os estudantes do Colégio Internato dos Carvalho à Escola das Artes para explorarem o mundo das histórias. A iniciativa teve como ponto de partida a exposição "Serpentina", da artista Adriana Molder, que integra nove desenhos de grande escala e um filme em Stop Motion.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com a artista, que acompanhou a atividade, estimulando a reflexão sobre os elementos visuais apresentados na exposição. Os alunos foram encorajados a expressar sua criatividade e habilidades de escrita e improvisação para a criação de histórias inspiradas no filme e nos desenhos expostos, estabelecendo relações entre eles.
A EA acredita que essas experiências contribuem para a formação integral dos estudantes, ampliando seus horizontes e incentivando o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas, assim como o contato direto com a arte.