A estudante de doutoramento da Escola das Artes, Clarissa Faccini de Lima é uma das convidadas da quinta edição do INCCA Student Café, dedicada ao tema Innovative Treatments. O evento internacional, que terá lugar no dia 5 de junho de 2025, às 16:00, foca-se nos desafios dos materiais contemporâneos na conservação da arte contemporânea.
Clarissa irá apresentar uma síntese da sua investigação de doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais, desenvolvida na Universidade Católica Portuguesa.
A sua comunicação explora o problema da incompatibilidade material em obras contemporâneas, com especial destaque para o estudo do caso da obra Flor Negra (1999), de Cabrita.
Nesta investigação, Clarissa tem vindo a testar o uso do magnetismo como uma metodologia alternativa para controlar alterações físico-mecânicas no suporte metálico da obra.
A sessão contará também com apresentações de Catarina Rocha Pires e Edwin Huang, dedicadas a métodos inovadores de limpeza e a abordagens não ocidentais na conservação de instalações de media temporais. No final, haverá uma conversa aberta entre oradores e participantes.
O evento decorre online, com legendagem em inglês e tradução automática em português.
A participação é gratuita, mediante inscrição.