No dia 21 de março, o Centro de Arte Oliva inaugura a exposição After smoke and mirrors, com curadoria de Sara Castelo Branco, professora da EA e investigadora do CITAR.
A exposição apresenta um conjunto de obras de diferentes artistas que cruzam diversas dinâmicas geográficas, culturais e geracionais.
After smoke and mirrors reflete sobre o impacto humano no ambiente e na cultura, promovendo uma experiência imersiva e desacelerada, onde o filme se destaca como meio para resgatar e dar voz a realidades esquecidas ou invisíveis.
A exposição inclui obras de Abtin Sarabi, Andreia Santana, Diana Policarpo, Hugo de Almeida Pinho, Jane Jin Kaisen, Judy Chicago, Laura Huertas Millán, Riar Rizaldi, Rodrigo Hernández e Saodat Ismailova.

Sara Castelo Branco
Doutorada em Arts et Sciences d’Art/Ciências da Comunicação pela Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne e Universidade Nova de Lisboa, enquanto bolseira da FCT. É docente e investigadora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Tem vindo a fazer a curadoria de exposições, sessões de filmes e programas públicos em locais como Kunsthalle Exnergasse (2025), Culturgest/Museu do Caramulo (2025), Brotéria (2024), ICI Berlin/ACUD Galerie (2023), Carpintarias São Lázaro (2022), Galeria Zé dos Bois (2021), Galerias Municipais de Lisboa (2020), Arsenal – Institut für Film und Videokunst (2019). Fez residências de investigação artística na CRIPTA 747 (Turim, 2022) e Cité Internationale des Arts (Paris, 2023). Tem um mestrado em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte (FBAUP) e uma licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura (ULP). Na área da investigação e da crítica contribui regularmente com ensaios para revistas e catálogos (Mousse, Archive Books, Galerias Municipais de Lisboa, Contemporânea, entre outros).