Bio

Beatriz Miranda (Porto, 2002) estudou ciências e tecnologias no Colégio Novo da Maia, porém a arte sempre foi a sua maior paixão desde criança, assim decidiu licenciar-se em Som e Imagem na Universidade Católica do Porto.
Como hobby, é atriz de teatro e já praticou ténis, ballet e esgrima.
Apesar do seu foco ser o cinema, sobretudo realização e direção de arte, explora diversos ramos artísticos, tais como a fotografia, desenho, animação, escultura e escrita.

 

Fragmentos
– instalação

Numa tentativa de quebrar as barreiras do cinema tradicional, em que existe uma narrativa linear e hierarquias de personagens (principais, secundárias, etc) juntamente com  Luísa Fernandes, criamos uma Curta-Metragem experimental, em que foi gravada uma performance de festa. Aqui todas as personagens desempenham o papel de personagem principal, tal como as pessoas na vida real. Assim, cada espectador obtém uma experiência diferente após a visualização, dependendo em que personagens se decidem focar. Para além disso, o espectador é inserido no espaço pelos olhares das personagens direcionados a ele, demonstrando a consciencialização da sua presença. Queremos elaborar uma festa que representa um conjunto de pensamentos, cada pessoa simbolizando as vozes de uma mente em tumulto. No fim, a festa acaba, as pessoas vão embora, a mente sossega. Todavia, o fim da festa não é aceite até ser obrigatório fazê-lo. A personagem que esteve toda a festa no canto levanta-se, olha para o espectador e segue caminho. Por fim, esta obra é projetada numa grande tela em formato panorâmico, de modo a impossibilitar o espectador de observar todo o espaço em simultâneo e ser obrigado a focar-se em ações isoladas.