Escola das Artes atribui Prémio Foco na inauguração da ArtRio 2024

Quinta-feira, September 26, 2024 - 12:49

A Escola das Artes atribuiu, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o Prémio FOCO na inauguração da ArtRio, a mais relevante feira de arte no Rio de Janeiro a decorrer de 25 a 29 de setembro. 

A sessão de abertura contou com a presença de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes, que atribuiu o Prémio FOCO ao artista Xadalu Tupã Jekupé, selecionado para uma residência artística na Escola das Artes.

O Prémio FOCO foi lançado em 2013 com o objetivo de fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira. A cada edição, o prémio seleciona talentos para participarem em residências artísticas em relevantes instituições dentro e fora do Brasil.

A Escola das Artes participa pela primeira como entidade parceira na 14ª edição da ArtRio, contando com um expositor onde promove a sua oferta educativa e a sua parceria na 10ª edição do Prémio FOCO.

Vencedor da Residência Artística na Escola das Artes 

premio foco

Xadalu Tupã Jekupé é um artista indígena. Nascido em Alegrete (RS), no pampa do Rio Grande do Sul, as suas origens estão ligadas aos povos indígenas que historicamente habitaram as margens do rio Ibirapuitã, na antiga terra Ararenguá: os Guarani Mbyá, Charrua, Minuano, Jaros e Mbone. No seu trabalho, utiliza a serigrafia, a pintura, a fotografia e objetos diversos para abordar a tensão entre a cultura indígena e a ocidental nas cidades, tendo como foco de pesquisa os processos coloniais de catequização dos povos nativos. A sua obra está presente nos acervos do Museu Nacional de Belas Artes (RJ), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (SP) e do Museu Nacional (RJ), entre outros. Já participou em residências artísticas em França, Espanha, Itália, tendo, ainda, marcado presença na 35ª Bienal de São Paulo.

premio foco 3