Cinema português: encontros, pontes, desafios

Segunda-feira, August 26, 2024 - 13:10
Publication
Diário de Notícias

Artigo de opinião por Carlos Natálio, investigador do CITAR e professor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

Na primavera do ano passado, teve lugar no Batalha Centro de Cinema no Porto a iniciativa Novos Encontros do Cinema Português. Este foi um projeto comissariado por três entidades: o próprio Batalha, o Cineclube do Porto e a Fundação Calouste Gulbenkian. Durante dois dias, foi possível reunir num mesmo evento alguns dos importantes intervenientes de quatro áreas matrizes do cinema português: Educação, Produção, Distribuição/Exibição e Critica.

O projeto convidou quatro investigadores para levar a cabo, durante nove meses, uma auscultação a essas áreas, conduzindo uma série de entrevistas, questionários e recolha de informação relevante. No Encontro, cada investigador pode apresentar os dados referentes ao seu setor, servindo isso como mote para uma série de debates com vários conjuntos de convidados e, naturalmente, com o público.

Ler artigo completo aqui.

Out
Out