Filipa Diamond Casais

Bio

Licenciada em Som e Imagem

Filipa Diamond Casais (Porto, 1997) é artista pelas mãos de sua mãe que, desde cedo, lhe incutiu o interesse pela Arte. De ferramentas na mão encontra a tradução do seu olhar. Muito cedo, viu-se inserida num ambiente multicultural, onde teve acesso a vários aspetos do falar, do pensar e do saber. Daí surge o gosto pela etimologia, que mais tarde descobriu ser parte do seu fascínio pelo saber ancestral. Procura na Arte aceder à vivência humana e, como tal, à Verdade do viver neste planeta. Fá-lo através do estudo informal dos mais variados campos do conhecimento.
 

Projeto Final

amanheçamo-nos
Instalação

Sob a lente da cultura esquecida, o projeto explora a Lusitânia e os seus costumes. A pesquisa situa-se entre o começo do Neolítico e o fim da Idade do Ferro e a conceção procura, tal como Krenak sugere, que nos vejamos através do olhar dos nossos ancestrais. A instalação encapsula a escultura, a escrita, a fotografia, o desenho e, ainda, a música. Através dos sentidos, procura inserir @ espetador/a numa configuração consciente do ambiente circundante e tangível. Convida-@ a participar na escavação que lhe retorna a sua essência de um tempo ancestral.

 

Ficha Técnica

De dimensões variáveis, a instalação é composta por elementos naturais que servem de expositor para os variados ícones metálicos, fotografias, apontamentos de estudo e peças musicais. 

Ícones fundidos com o apoio e conhecimento da FERESPE - Fundição de Ferro e Aço, Lda.; um agradecimento especial à Gerência e à Equipa pela sua colaboração na materialização de “amanheçamo-nos”.

Filipa Diamond Casais