Foram mais de 550 os diplomados de Mestrado pela Universidade Católica Portuguesa no Porto no ano letivo de 2022/23. “Hoje é apenas o início da viagem para a qual se têm vindo a preparar”, disse Margarida Mano, vice-reitora da UCP, durante a cerimónia de bênção e entrega de diplomas, um momento único de celebração e de reconhecimento de todos os novos mestres.
“Aos nossos estudantes transmitimos a visão de que cada um pode fazer a diferença”, referiu Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da UCP. “Um bom profissional é acima de tudo um bom cidadão!”, afirmou, explicando que a vontade da UCP é que os seus alunos “sejam ativos em múltiplas dimensões, como a ética, a solidariedade ou a sustentabilidade.”
Miguel Mesquita, licenciado em Som e Imagem e mestre em Cinema pela Escola das Artes, representou todos os novos diplomados, num discurso marcado pela emoção e gratidão pelos seis anos que viveu na Católica. “O que a Universidade me deu foi uma perspetiva preparatória do que é a vida adulta, com tudo o que esta comporta de gratificante e de difícil”, disse também. Miguel Mesquita destacou o “forte sentido de comunidade”, “a estreita relação com os professores”, “as amizades” e “as muitas iniciativas promovidas na vida associativa”.
“Sou mais um entre os demais alunos, mais um com a sua história, com as suas experiências e memórias, mais um que ocupou esta casa, lhe deu uso e extraiu algo e ao fazê-lo talvez tenha deixado um pouco sua marca. É disto que esta Católica é feita: da soma do que cada um aqui vive e aqui deixa”, conclui.
A cerimónia de entrega de diplomas decorreu a 24 de novembro e a plateia do Auditório Ilídio Pinho estava repleta de estudantes, familiares e amigos. Marcaram, também, presença os professores e diretores das faculdades da Universidade Católica no Porto: Escola das Artes, Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto, Faculdade de Educação e Psicologia, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Teologia, Escola do Porto da Faculdade de Direito e Católica Porto Business School.
Durante a cerimónia, para além da entrega dos diplomas de mestrado, decorreu, também, o momento de entrega de prémios de mérito das faculdades e das instituições parceiras: Prémio Caixa Geral de Depósitos – Escola das Artes – atribuído a Inês Isabel Correia de Melo Russell Pinto, Prémio Professor João Baptista Machado, Prémio Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem – Porto, Prémio Cerejeira Namora, Marinho Falcão, em Direito Fiscal, Prémio Garrigues, Prémio Rainha Santa Isabel, Prémio Caixa Geral de Depósitos – Católica Porto Business School e Prémio Caixa Geral de Depósitos – Escola do Porto da Faculdade de Direito.