Estratégia Educativa Digital para uma Literacia Fílmica Inclusiva e Flexível
Cinema e Artes Visuais
- Tipologia: Concurso de Projetos de Investigação de Caráter Exploratório (PeX) em Todos os Domínios Científicos da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Referência do projeto: EXPL/CED-EDG/0716/2021. Financiamento: 50K.
- Duração: 18 meses (janeiro de 2022 a junho de 2023) · Concluído.
- Instituições participantes: CITAR e CEDH (FEP-UCP).
- Instituições parceiras: Direção-Geral da Educação e Plano Nacional de Cinema.
- Indicadores de Investigação no Ciência UCP.
Resumo
As comunidades educativas são todas diferentes, compostas por perfis heterogéneos de professores e alunos. Por outro lado, as realidades políticas, sociais, económicas ou culturais variam enormemente de região para região, pelo que facilmente observamos desigualdades no acesso a diferentes oportunidades e estratégias de ensino ou aprendizagem. O projeto INSERT pretende desenhar, implementar, testar e disseminar uma metodologia teórico-prática de literacia fílmica e produção cinematográfica em contextos educativos. Responde à necessidade contemporânea de flexibilidade e inclusão nas escolas, promovendo uma linguagem artística e uma estratégia de aprendizagem e ação que aproximará todos os intervenientes da comunidade escolar em torno de projetos autónomos, criados a partir e em função de cada contexto. INSERT consistirá num conjunto de recursos que orientarão professores e alunos no contacto e na experimentação em torno da sétima arte, devidamente contextualizados, apresentados e acompanhados pela equipa de investigação. O projeto será testado em cinco escolas do Norte de Portugal para depois poder ser disseminado numa escala mais global, quer nacional quer internacional. Pretende ser uma ferramenta para todos, inclusiva e flexível, de modo a que a literacia fílmica ultrapasse as barreiras geográficas, culturais ou económicas que tantas regiões ainda hoje enfrentam.
Investigador principal
PI - Pedro Alves (CITAR) ; Co-PI – Jaime Neves (CITAR)
Equipa de investigação
Armando Ramos (CITAR); Carlos Natálio (CITAR); Carlos Ruiz Carmona (CITAR); Daniel Ribas (CITAR); José Matias Alves (CEDH); Luís Teixeira (CITAR); Maria Ilídia Cabral (CEDH).
+ Info em https://insert.education