Colecionismo e mercado de arte

2 ECTS / Semestral / Inglês, Português

Objetivos:

  1. Ter um conhecimento geral sobre a temática das colecções e sua evolução histórica;
  2. Conhecer a importância do colecionismo no estudo da história de arte, com particular importância nas artes decorativas, pintura e escultura;
  3.  Ter a percepção dos principais critérios e fundamentos do coleccionismo de arte;
  4. Conhecer a importância das colecções na preservação, inventariação e meio de divulgação dos objectos de arte;
  5.  Ser capaz de adequar os actos de conservação e restauro às necessidades das colecções e dos coleccionadores;
  6.  Ter conhecimento das problemáticas de um museu e da sua importância histórica e actual;
  7.  Ter um conhecimento geral do mercado da arte nas suas diversas vertentes e conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade;
  8.  Ter a percepção da importância dos principais agentes do mercado de arte;
  9.  Ser capaz de adequar os actos de conservação e restauro às necessidades dos agentes do mercado da arte;
  10.  Pretende reflectir sobre o significado do coleccionismo e as motivações que concorrem para a formação de uma colecção de arte, no decurso da história;
  11.  Além disso, procura-se proporcionar os conhecimentos e a documentação necessária para se entender o funcionamento do mercado de arte e a promoção artística enquanto aspectos práticos que incidem na formação e gestão de uma colecção de arte;
  12.  Visa igualmente analisar a importância da arte na sociedade através das colecções e a sua articulação com a museologia;
  13.  O estudo do colecionismo de arte através dos tempos é também uma meta a almejar neste curso, bem como a identificação de colecções de arte importantes em Portugal e no Mundo.

Faculty

Professor Auxiliar
Projetos de investigação   Cinema, Património e Memória (CIPAM) Obra Completa de Guerra Junqueiro (21 vol.)