Masterclass de Kajsa Næss

A Escola das Artes volta a marcar presença no progarama do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que este ano decorre de 7 a 16 de novembro de 2025.

Reforçando uma parceria já habitual, a Escola das Artes recebe no próximo dia 14 de novembro (EBI Sala -100, UCP) uma masterclass, promovida em parceria entre o CINANIMA, que será conduzida por Kajsa Næss, reconhecida e multipremiada realizadora de cinema de animação norueguesa.

A sessão terá como tema “O que acontece quando transformamos acontecimentos reais em ficção?”.
 

Sinopse:

Kajsa apaixonou-se-pela estranha história de Titina, uma misteriosa viajante polar num dirigível, e decidiu usá-la como personagem principal e heroína da sua história. Ao misturar imagens documentais reais com animação, o seu objetivo foi o de contar uma história sobre pequenos sentimentos numa paisagem grandiosa e vazia.

Titina é baseada numa história real, ou como gosta de dizer, numa «história quase real». Nem sempre é fácil decidir. É possível tratar a história de forma justa na animação? É um objetivo ou é um privilégio do realizador fazer a sua própria interpretação?

 

Nota biográfica

cinanima

 

Há quase 30 anos, Kajsa escreve e dirige curtas-metragens animadas, documentários animados, videoclipes e filmes encomendados pela Mikrofilm. As seus curtas-metragens foram exibidos em festivais de prestígio, como Clermont-Ferrand, Annecy e Tribeca. Kajsa é conhecida por explorar e experimentar técnicas de animação e expandir géneros. Costuma usar eventos e histórias da vida real como ponto de partida. Trabalha principalmente com animação clássica e outras técnicas 2D.

Entre os seus muitos trabalhos estão It Was Mine (2015), It’s Up To You (2013), Deconstruction Workers (2008), Leonid Shower (2004) e Mother Said (1999). O seu primeiro longa-metragem de animação, Titina, foi lançado em 2022.

Kajsa fundou o estúdio Mikrofilm, vencedor de um Óscar, juntamente com a produtora Lise Fearnley em 1996.