Filmes Como Sementes · Sílvia das Fadas · Cineclube EA

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APANHAR LARANJAS / PICKING ORANGES
Experimental, 1’41, 16mm, Som/Cor, EUA, 2012

Eu disse-lhes que apanharia laranjas depois de ter visto As Vinhas da Ira na Cinemateca. I have told them I would pick oranges in California after having seen The Grapes of Wrath at the Cinematheque.

Ficha Técnica:

Realização, Montagem: Sílvia das Fadas
Fotografia: Rebecca Rodriguez, Nora Sweeney
Música: Tom Joad, de Woody Guthrie, por The Americans
Mistura de Som: Craig Smith 
Laboratório: FotoKem (Los Angeles) 
Formato de Projecção: 16mm
Língua: Português, Inglês


SQUARE DANCE, LOS ANGELES COUNTY, CALIFORNIA, 2013
Documentário, 9’, 16mm, Som/Cor, EUA, 2013

“As pessoas são o que ainda não existe, nunca estão no sítio certo, nunca são atribuíveis ao lugar e ao tempo onde as ansiedades e os sonhos esperam.” (Jacques Rancière)

Um dia, ao transportar umas fotografias impressas de Russell Lee (da série Farm Security Administration), alguém me perguntou pelo filme, o filme a que ele supunha que as imagens pertencessem. Respondi que não havia filme, que as imagens não eram minhas. Mas esta pergunta tornou-se uma obsessão, um ritornello. Que filme poderia estar contido naquelas fotografias descartadas pelo seu autor? Qual seria o seu contexto, a porção do real daquelas pessoas retratadas num momento de lazer? A que ritmo de música estariam a dançar? Escutariam canções românticas, canções políticas? Qual a relação e a tensão entre elas? Como se rasgou a camisa? Que expectativa era aquela nas suas expressões? E porque despertaram em mim um desejo tão forte de uma narrativa, mesmo que fragmentária?

Ficha Técnica:

Realização, Fotografia, Som, Montagem: Sílvia das Fadas
Texto: Excertos do poema “On being Numerous” de George Oppen, lidos pelo próprio Mistura de Som: Craig Smith
Laboratório: Fotokem (Los Angeles)
Formato de Projecção: 16mm 
Língua: Inglês


A CASA, A VERDADEIRA E A SEGUINTE, AINDA ESTÁ POR FAZER THE HOUSE IS YET TO BE BUILT
Documentário, 35 min, 16mm, Som/Cor, Portugal, EUA, Áustria, 2015/2018

Um percurso por lugares que desafiam a superfície do mundo. Por ordem de aparição: um palácio ideal construído por um carteiro após as suas rondas de trabalho; uma casa encarnada desenhada por um agitador socialista; uma torre pacifista erigida a contra-pêlo da História; um jardim exuberante engendrado no feminino; e um cemitério feliz, a conjurar uma comunidade de iguais nos confins da Europa. Para que se arrisque a alegria por aqueles que agem no seu próprio tempo.

Ficha Técnica:

Realização, Fotografia, Montagem: Sílvia das Fadas 
Vozes: Andy Rector, Thom Andersen, Evelyn Emile Textos: Bertolt Brecht, William Morris, Simone Weil 
Títulos: Lisa Truttmann
Mistura de Som: Kenny Klimak Laboratório: FotoKem (Los Angeles)
Formato de Projecção: 16mm
Língua: Alemão, Francês, Inglês, Português

 

 

13 DEZ [sexta-feira] · 18:15 · entrada livre
Auditório Ilídio Pinho   

O Cineclube EA irá receber a realizadora Sílvia das Fadas numa sessão de cinema especial. Neste programa serão exibidos em película vários filmes da autora, seguido de uma apresentação sua acerca do trabalho no projecto Cinema Fulgor intitulado "Filmes como Sementes: O Cinema Fulgor e a curadoria de cinema enquanto prática artística".

out

PROGRAMA DA SESSÃO

#1 Apanhar Laranjas / Picking Oranges (Experimental, 1’41, 16mm, Som/Cor, E.U.A., 2012)
#2 Square Dance, Los Angeles County, California, 2013 (Documentário, 9’, 16mm, Som/Cor, E.U.A., 2013)
#3 A Casa, A Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está Por Fazer / The House is Yet to be Built
(Documentário, 35’52, 16mm, Som/Cor, E.U.A. Portugal, Áustria, 2015-2018)

+

Talk: "Filmes como Sementes: O Cinema Fulgor e a curadoria de cinema enquanto prática artística".

Mais Informações

APANHAR LARANJAS / PICKING ORANGES
Experimental, 1’41, 16mm, Som/Cor, EUA, 2012

Eu disse-lhes que apanharia laranjas depois de ter visto As Vinhas da Ira na Cinemateca. I have told them I would pick oranges in California after having seen The Grapes of Wrath at the Cinematheque.

Ficha Técnica:

Realização, Montagem: Sílvia das Fadas
Fotografia: Rebecca Rodriguez, Nora Sweeney
Música: Tom Joad, de Woody Guthrie, por The Americans
Mistura de Som: Craig Smith 
Laboratório: FotoKem (Los Angeles) 
Formato de Projecção: 16mm
Língua: Português, Inglês


SQUARE DANCE, LOS ANGELES COUNTY, CALIFORNIA, 2013
Documentário, 9’, 16mm, Som/Cor, EUA, 2013

“As pessoas são o que ainda não existe, nunca estão no sítio certo, nunca são atribuíveis ao lugar e ao tempo onde as ansiedades e os sonhos esperam.” (Jacques Rancière)

Um dia, ao transportar umas fotografias impressas de Russell Lee (da série Farm Security Administration), alguém me perguntou pelo filme, o filme a que ele supunha que as imagens pertencessem. Respondi que não havia filme, que as imagens não eram minhas. Mas esta pergunta tornou-se uma obsessão, um ritornello. Que filme poderia estar contido naquelas fotografias descartadas pelo seu autor? Qual seria o seu contexto, a porção do real daquelas pessoas retratadas num momento de lazer? A que ritmo de música estariam a dançar? Escutariam canções românticas, canções políticas? Qual a relação e a tensão entre elas? Como se rasgou a camisa? Que expectativa era aquela nas suas expressões? E porque despertaram em mim um desejo tão forte de uma narrativa, mesmo que fragmentária?

Ficha Técnica:

Realização, Fotografia, Som, Montagem: Sílvia das Fadas
Texto: Excertos do poema “On being Numerous” de George Oppen, lidos pelo próprio Mistura de Som: Craig Smith
Laboratório: Fotokem (Los Angeles)
Formato de Projecção: 16mm 
Língua: Inglês


A CASA, A VERDADEIRA E A SEGUINTE, AINDA ESTÁ POR FAZER THE HOUSE IS YET TO BE BUILT
Documentário, 35 min, 16mm, Som/Cor, Portugal, EUA, Áustria, 2015/2018

Um percurso por lugares que desafiam a superfície do mundo. Por ordem de aparição: um palácio ideal construído por um carteiro após as suas rondas de trabalho; uma casa encarnada desenhada por um agitador socialista; uma torre pacifista erigida a contra-pêlo da História; um jardim exuberante engendrado no feminino; e um cemitério feliz, a conjurar uma comunidade de iguais nos confins da Europa. Para que se arrisque a alegria por aqueles que agem no seu próprio tempo.

Ficha Técnica:

Realização, Fotografia, Montagem: Sílvia das Fadas 
Vozes: Andy Rector, Thom Andersen, Evelyn Emile Textos: Bertolt Brecht, William Morris, Simone Weil 
Títulos: Lisa Truttmann
Mistura de Som: Kenny Klimak Laboratório: FotoKem (Los Angeles)
Formato de Projecção: 16mm
Língua: Alemão, Francês, Inglês, Português

 

 

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