Pedro Barateiro

Show map

29 FEV 2024
18h30 | Inauguração Pedro Barateiro, Travelogue
No âmbito da exposição da Coleção de Serralves, Mãos sobre a cidade: Investigações artísticas no meio urbano, patente nos quatro campi da Universidade Católica Portuguesa.
Átrio Edifício Central

A exposição Mãos sobre a cidade apresenta um conjunto de obras de artistas portugueses e internacionais representados na Coleção de Serralves que se debruçam sobre a realidade urbana contemporânea, investigando processos de ordem física, económica, social e cultural que moldam a vida na cidade. Desenvolvida especificamente para os quatro campi da Universidade Católica Portuguesa, a exposição culmina no Centro Regional do Porto com a apresentação da instalação Travelogue (2006) de Pedro Barateiro.

Pedro Barateiro encontra na investigação de arquivo e na criação de microficções, estratégias para desmontar narrativas históricas e contemporâneas que continuam a sustentar a cultura hegemónica ocidental. Na obra Travelogue (2006), o artista apresenta uma compilação de imagens retiradas de filmes de propaganda do Estado Novo, outrora exibidos no início de sessões de cinema enquanto reportagens que documentavam o crescimento de cidades e a criação de infraestruturas nas antigas colónias portuguesas, em Angola e Moçambique. A estrutura de projeção concebida por Barateiro reforça o anacronismo destas imagens, que revelam hoje, mais do que a construção de cidade, a edificação de uma ideologia.

Esta exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação de Serralves acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

cartaz_serralves

Mais informações sobre o programa NÃO FOI CABRAL AQUI