Lilia Schwarcz

Show map

16 FEV 2024, 18h30

Auditório Ilídio Pinho

Imagens da branquitude: a presença da ausência
Nesta apresentação será abordado como, durante muito tempo, se impôs uma relação assimétrica na relação que se estabelece entre branquitude e negritude. Regimes de visibilidade e invisibilidade; de presença e ausência, de identidade e anonimato inscritos nas formas e documentos visuais.

LILIA SCHWARCZ
Antropóloga, historiadora, professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar na Universidade de Princeton. Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown e Columbia. Curadora convidada no Museu de Arte de São Paulo e colunista do jornal Nexo.
Obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellow (2007) e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional (2010). É autora de uma vasta bibliografia, com obras como "Retrato em branco e negro" (1987, prêmio APCA), "O espetáculo das raças" (1993), "As barbas do imperador" (1998, prêmio Jabuti Livro do Ano), "O sol do Brasil" (2008, Prêmio Jabuti categoria biografia 2009), "Brasil: Uma biografia" (com Heloisa Murgel Starling, 2015) e "Lima Barreto: Triste visionário" (2017, prêmio Jabuti de Biografia).

Mais informações sobre o programa AQUI

Programa de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 24