Dashed Concert com Joana Gama
Silêncio . Ressonância
05 DEZ 2024 · 18:30
Auditório Ilídio Pinho (blackbox)
Entrada Livre
Os Dashed Concerts apresentam nova programação a nova Temporada de novembro de 2024 a maio de 2025. Após o sucesso da iniciativa nas temporadas anteriores, a Escola das Artes volta a promover os Dashed Concerts - concertos de curta duração, nos quais artistas e bandas convidadas irão apresentar o seu trabalho num espaço disruptivo e intimista, de escuta e partilha.
O segundo concerto da temporada 2024/2025 está agendado para o mês de dezembro e será protagonizado por Joana Gama, no dia 5 de dezembro, às 18:30, no Auditório Ilídio Pinho.
Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projectos quer a solo quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Movida pela música e pelas histórias que ela transporta, ou pode transportar, Joana Gama procura fazer concertos e espectáculos que exprimem os seus interesses e afinidades.
Fascinada pela ideia de música quase silêncio, ou música que convida à contemplação, nos últimos anos tem interpretado música de Erik Satie, John Cage, Federico Mompou ou Hans Otte.
Tocou a peça "Vexations" de Erik Satie em quatro ocasiões: Serralves em Festa, 2016; Festival Jardins Efémeros, 2016; Fundação Calouste Gulbenkian, 2018; Atelier Re.al com João Fiadeiro, 2019, em performances que duraram quarenta minutos, quinze horas, quatorze horas e sete horas, respectivamente.
Em 2018, Joana Gama tocou a peça 4’33’’ de John Cage no Panteão Nacional.
Consciente da importância da ecologia, criou “As árvores não têm pernas para andar” e “Pássaros & Cogumelos”, dois espectáculos para os mais novos que, através da música, os alertam para a importância e, simultaneamente, para o fascínio que as árvores, os pássaros e os cogumelos podem trazer à nossa vida.
Em 2024 celebram-se os dez anos do duo de piano e electrónica partilhado com Luís Fernandes. Para assinalar a data, o duo encontra-se a preparar o sexto álbum, que será editado no início de 2025 pela Holuzam.
Em 2010, na classe de António Rosado, concluiu o Mestrado em Interpretação na Universidade de Évora, com uma tese sobre Alberto Ginastera, onde, em 2017, se doutorou, como bolseira da FCT, com a tese “Estudos Interpretativos sobre música portuguesa contemporânea para piano: o caso particular da música evocativa de elementos culturais portugueses”. Hoje prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM / NOVA FCSH.
Os concertos são de entrada livre, limitada à lotação do espaço.