16 MAR · 19:00 · entrada livre
Cinema Trindade
Mostra Câmara-Corpo. Mostra de Cinemas Indígenas - Sessão 3
Tendo como mote a estreia em Portugal do mais recente filme de João Salaviza e Renée Messora, "A Flor do Buriti" e a aula aberta que ambos darão no dia 14 de Março, no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes, como parte do Programa anual de Concertos, Conferências, Exposições e Performances 2024, dedicado ao tema "Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões", o cinema Trindade associa-se ao evento com uma Mostra de Cinemas Indígenas.
Este é um programa construído em parceria com o forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte que em 27 edições anuais tem como uma das prioridades em sua programação a apresentação e reflexão acerca da filmografia produzida por realizadoras e realizadores de diferentes povos indígenas que vivem hoje no Brasil.
Sessão 3
Kaapora, o chamado das matas (2020) - Olinda Muniz Silva Wanderley
Ibirapema (2022) - Olinda Yawar Tupinambá
* Sessão comentada por Olinda Tupinambá (diretora)
Kaapora, o chamado das matas (2020) - Olinda Muniz Silva Wanderley
Uma narrativa da ligação dos povos indígenas com a Terra e sua espiritualidade, do ponto de vista da diretora Tupinambá, Olinda Yawar, que desenvolve projeto de recuperação ambiental nas terras de seu povo. Tendo a cosmovisão indígena como lente, a Kaapora e outros personagens espirituais são a linha central da narrativa e argumento do filme.
Ibirapema (2022) - Olinda Yawar Tupinambá
Viajando entre o mundo mítico e o mundo cotidiano, Ibirapema, uma indígena Tupinambá, se transmuta e percorre o espaço e o tempo, dialogando, por onde passa, com o mundo da arte ocidental, com a cidade e seus espaços de concreto e florestas domesticadas.