Ulrich Baer · Photography as Witness: On some Distinctions between Documentary and Testimonial Images
10 MAR · 18H30
Conferência aberta ao público

A segunda sessão do ciclo 2022 de Aulas Abertas decorre no dia 10 de março, às 18h30, no Auditório Ilídio Pinho. O convidado é o professor da New York University (NYU) Ulrich Baer. Diretor do Center for the Humanities da NYU, Baer ensina fotografia e literatura. O tema de sua aula aberta será "Photography as Witness: On some Distinctions between Documentary and Testimonial Images".
O programa das Aulas Abertas 2022 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto integra artistas, investigadores e ativistas de áreas e contextos distintos. Os encontros têm como objetivo contribuir para os debates contemporâneos que circundam as práticas artísticas e o pensamento crítico.
As Aulas Abertas são de entrada gratuita e realizar-se-ão no Auditório Ilídio Pinho todas as quintas-feiras (18h30), entre fevereiro e maio de 2022, na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.
BIO
A obra Uli Baer inclui livros sobre uma variedade de tópicos como poesia, fotografia, liberdade de expressão, 11 de setembro, testemunhos do Holocausto, bem como um romance distópico (We Are But a Moment, 2017) e uma coleção de histórias (Beggar's Chicken: Stories from Shanghai, 2012). Ele traduziu e editou vários volumes dos escritos de Rainer Maria Rilke, mais recentemente Rilke on Love (2020) e The Dark Interval: Letters on Loss, Grief, e Transformação (2018).
É professor na New York University (NYU), onde ensina literatura e fotografia, e diretor do Center for the Humanities da NYU. Recebeu as bolsas Getty, Humboldt e Guggenheim e recebeu duas vezes o prêmio de ensino da NYU. Uli frequentou a University of California, Berkeley, como caloiro, obteve seu bacharelado em Harvard College (onde sua concentração era Varsity Crew) e recebeu um M.Phil. e um PhD em Literatura Comparada pela Yale University. +info