Estratégias integradas de reabilitação do património edificado

9h30
O trinómio Universidade, Autarquia e Comunidade na recuperação do património integrado. Desafios para o conservador-restaurador.
Oradora: Eduarda Vieira

10h00
Das teorias à prática: a experiência do gabinete municipal de “Conservação e Restauro do Azulejo” na recuperação do património azulejar integrado.
Oradora: Isabel Ferreira
Exemplo de um projeto de reabilitação. Arquiteto Paula Paiva.

10h30
O fenómeno de descaracterização do património edificado: causas, consequências e soluções.
YOCOCU Portugal.

11h00
Visita a obras em curso.

13h00
Almoço.

14h30
A importância e o impacto das medidas sensibilização, criação e de promoção turística desenvolvidas pelos serviços educativos do ACRA.
Orador: Gilberto Godinho

15h00

15h30

17h00 | ÁTRIO DO EDIFÍCIO DE RESTAURO
Visita à exposição
Da Cor / Das Cores
Curadoria: Nuno Camarneiroe Arlindo Silva

15 MAI 2019 | ACRA (ATELIER DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO AZULEJO), OVAR

A implementação de estratégias integradas de reabilitação do património arquitetónico representam um potencial que integra um conjunto diversificado de valências, e um desafio para o conservador de bens culturais.

A partir da experiência do município de Ovar na recuperação do património edificado do núcleo histórico da cidade, pretende-se, em conjunto com os alunos e professores de “Conservação e Restauro de Bens Culturais” da Universidade Católica Portuguesa
(Porto), e dos representantes da Yococu/Portugal, partilhar alguns dos principais obstáculos e desafios sentidos pelos conservadores do ACRA nesta matéria.

Aula Aberta · Estratégias integradas de reabilitação do património edificado

9h30
Oradora: Eduarda Vieira

10h00
Oradora: Isabel Ferreira
Exemplo de um projeto de reabilitação. Arquiteto Paula Paiva.

10h30
YOCOCU Portugal.