Selecione uma das abas acima para conhecer melhor o Mestrado em Gestão de Indústrias Culturais
O sector cultural e criativo caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual os seus principais valores. A sua natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requer processos de colaboração e cooperação que juntem capacidades criativas e competências de gestão. Tem assim, por desígnio, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como a sua efetivação em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo.
Abrange uma grande variedade de atividades, Arquitetura, Artes e Antiquários, Artesanato, Design, Design de Moda, Cinema e Vídeo, Publicidade, Software Interativo de Entretenimento, Música, Artes Performativas, Edição, Software e Serviços de Informática, Televisão e Rádio – ou seja, indústrias que intersectam a criatividade, a arte, o negócio e a tecnologia. É desta combinação que resulta a emergência de um sector que tendo por base produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação, aponta para novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais numa sociedade em que a habilidade de criar e executar é extremamente valorizada.
O Mestrado, iniciativa conjunta com a Católica Porto Business School tem como objetivo principal qualificar profissionais com base no estudo interdisciplinar de técnicas, processos e métodos para responder à procura do setor produtivo do sector cultural e criativo. No final, o discente estará apto a refletir sobre este campo de atuação, nomeadamente investigar e analisar de forma critica sobre processos relativos à idealização, criação, desenvolvimento e operação do sector cultural e criativo, fortalecendo a capacidade para visualizar novas oportunidades de negócios e encontrar soluções para problemas reais do sector.
A formação conta com um plano curricular polivalente, que aborda disciplinas como “Gestão Empresarial e Estratégia nas Indústrias Criativas”, “Arte, Cultura e Indústrias Criativas”, “Legislação nos Setores Cultural e Criativo”, “Criatividade”, “Marketing, Marca e Negócio”, “Tecnologias nas Práticas Criativas” ou “Gestão de Projeto e Plano de Negócios”.
O 1.º ano curricular promove competências e conhecimentos nos domínios da:
- criatividade, gestão empresarial e estratégia, legislação nos setores culturais e criativos,
- gestão, plano de negócios e financiamento, internacionalização, marketing e marca, tecnologias, avaliação e impacto de projetos.
O 2.º ano permite a escolha entre a:
- via do empreendedorismo criativo (Projeto Final)
- via de investigação (Dissertação)
- via profissionalizante (Estágio).
O mestre em Gestão de Indústrias Criativa está apto a:
- no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento relacionadas com a identificação de oportunidades de negócios no Sector Cultural e Criativo;
- como investigador no processo de conceção, desenvolvimento e análise de atividades com foco no sector Cultural e Criativo;
- na análise do contexto e de cenários prospetivos do ambiente organizacional, relacionados com o desenvolvimento das atividades do Sector Cultural e Criativo;
- na operacionalização de processos do Sector Cultural e Criativo em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
- na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades do Sector Cultural e Criativo;
- na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas económico/culturais que caracterizam o Sector;
- na promoção de encontros e das reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos do Sector no contexto da sociedade atual em mudança;
- na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações relativos ao sector.